logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

Redes Sociais – Onde Estão os seus Clientes?

ANMConsulting > Blog  > Redes Sociais – Onde Estão os seus Clientes?

Redes Sociais – Onde Estão os seus Clientes?

Qual o impacto das redes sociais para uma marca?

 

Hoje em dia é imprescindível para uma marca estar presente nas redes sociais. Existem estudos que comprovam que mais de metade dos utilizadores de internet desconfiam das marcas que não o fazem. Por isso, é essencial construir uma estratégia de social media e definir o tom de comunicação da marca.

 

96,5% dos utilizadores que fazem compras online procuram comentários de outros consumidores antes de comprar algum produto na internet. Estudo feito por Trusted Shops & Alpha Research

 

A facilidade e rapidez com que os utilizadores podem partilhar a sua opinião e experiências, fazem com que o foco das estratégias nas redes sociais seja a satisfação dos mesmos. Quando nos conectamos com os nossos seguidores temos que procurar inspirá-los com os nossos conteúdos e criar uma ligação emocional.

 

Esta conexão direta e imediata dos clientes com as marcas permite-nos recolher o feedback dos nossos consumidores, e utilizar essa informação para melhorar os nossos serviços e produtos.

 

Nunca antes foi possível ter um contacto tão direto e imediato com os consumidores como nos dias de hoje, por isso é preciso aproveitar esta vantagem que as redes sociais nos oferecem e saber como utilizá-la em proveito do nosso negócio.

 

Mas quais as redes em que deve a minha marca estar presente?

 

O fator principal a ter em conta numa estratégia de social media é conhecer o nosso consumidor. A escolha da rede social também deve ser feita com base nesse fator: cada plataforma apresenta características distintas e funcionalidades que satisfazem as necessidades de diferentes públicos-alvo.

 

Redes Sociais - Onde Estão os seus Clientes - ANMConsulting. Cada rede social deve ser trabalhada conforme os seus conteúdos e utilizadores alvo.

Fonte: Marketest

Ainda que a rede social Facebook seja claramente a plataforma número 1 quanto ao número de utilizadores registados e ativos diariamente, ignorar as restantes é o mesmo que ignorar pequenas percentagens de utilização, mas que correspondem a um tráfego relevante e essencial para o seu site.

 

O Facebook é considerado uma rede social obrigatória, devido ao seu impacto na forma como comunicamos e como nos ligamos aos outros. E de facto, em Portugal é a rede social com mais utilizadores – segundo a Marketest, 94.4% de utilizadores de redes sociais afirmam ter um perfil nesta plataforma.

 

O Twitter ainda que não seja uma rede social de eleição em muitos países, em outros tantos é uma plataforma com bastante peso, seja para partilhas, opiniões sociais ou políticas – exemplo de Inglaterra e dos EUA. Ignorar esta rede social, por exemplo, para empresas que têm como visão exportar ou mesmo se internacionalizar, significa cortar pontes de comunicação com esses mercados, com esses públicos.

 

Numa outra perspetiva, o Twitter em Portugal é usado por muitas comunidades, seja por preferência, ou por se identificarem com os valores Anglo-saxónicos, ou mesmo para seguir certos movimentos, ou conversas, o que, por natureza reúne também aqui públicos relevantes a abordar.

 

O Google+ é uma rede em ascensão muito pelo facto de a Google, além de não só controlar e deter o motor de busca número 1 no mundo, se dedica também diariamente à Investigação e Desenvolvimento como fator principal da empresa. Aqui pode partilhar texto, fotografias, links, vídeos e eventos. Em Portugal o Google+ já conta com 39.1% de utilizadores.

 

O Youtube onde estão 42.9% dos utilizadores, é uma plataforma de partilha de vídeos, o que lhe permite fortalecer a imagem da sua marca. Pode utilizar esta rede para fornecer dicas aos seus clientes, como por exemplo, vídeos de como utilizar o seu produto.

 

O Instagram é uma plataforma de partilha rápida de fotografias e é a terceira rede social com maior notoriedade espontânea (37.3%). Preferida por um público mais jovem, serve como uma boa montra criativa para mostrar os produtos e incentivar a partilha de fotos dos clientes a experimentar os seus produtos/serviços.

 

O Pinterest é uma rede ainda em crescimento em Portugal. Tem um público maioritariamente jovem e feminino. Tal como o Instagram, o Pinterest também aposta nos conteúdos visuais. Permite a criação de um universo de conteúdos sempre centrados na imagem.

 

O WhatsApp, plataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz, conta com 38.3% dos utilizadores. Pode utilizar esta rede como um chat para comunicar com os seus clientes.

 

O Snapchat é uma plataforma de partilha de fotografias e vídeos com tempo de visualização limitado. É uma rede direcionada a um publico jovem, com idades compreendidas entre os 13 e os 25 anos. Tem atraído a atenção das empresas que a utilizam para difundir anúncios.

 

Atualmente as redes sociais visuais como o Instagram ou o Pinterest, estão a ganhar terreno na partilha social. Contudo, não deve de forma alguma ignorar outras redes como Twitter, LinkedIn ou Youtube. Cada rede social deve ser trabalhada conforme os seus conteúdos e utilizadores para desta maneira conseguir chegar sempre um pouco mais além e àquele cliente único que ainda não abordou, muito pelo facto de utilizar apenas uma plataforma social.