logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

SEO vs PPC – Saiba em qual fonte de tráfego investir

ANMConsulting > Blog  > SEO vs PPC – Saiba em qual fonte de tráfego investir

SEO vs PPC – Saiba em qual fonte de tráfego investir

Se a sua empresa tem um website ou uma loja online, certamente já ouviu falar destes termos. Mas conhece as vantagens e desvantagens de cada um? Sabe em qual investir? Ajudamos a decifrar o dilema.

 

PPC (pay per click) são os resultados de pesquisa pagos, em que o anunciante paga cada vez que um utilizador clica no link para o seu site. O custo de cada clique é determinado pelo motor de busca em função de fatores como a popularidade e concorrência da keyword, e aí o anunciante, define um limite diário que corresponderá a x cliques por dia.

 

Os resultados de pesquisa pagos são, geralmente, disponibilizados no topo da página nos primeiros resultados de pesquisa da Google. Permitem também uma maior visualização do anúncio, tornando-o assim mais atrativo.

 

SEO vs PPC - Saiba em qual fonte de tráfego investir - ANMConsulting SEO ou PPC? Conheça os prós e contras destas fontes de tráfego, e saiba qual estratégia utilizar para o seu site subir no ranking dos motores de busca.Investir em PPC possibilita segmentar o público-alvo, a quem o anúncio vai ser exibido, mais detalhadamente. É possível fazer essa segmentação por palavra-chave, hora, localização, dispositivo e muito mais.

 

Ora, todas estas vantagens fazem do PPC a fonte de tráfego mais vantajosa no que toca à rapidez com que gera resultados, tráfego para o site.

 

No entanto, apesar de poupar no tempo, os anúncios de PPC podem sair-lhe muito caros.

 

Em média 70% dos cliques são feitos na pesquisa orgânica (SEO), ficando os anúncios PPC com apenas 30% dos cliques. Isto significa que os anúncios PPC podem aparecer primeiro na página do motor de busca, mas é a pesquisa orgânica que tem mais cliques.

 

Mediante esta informação deve estar a questionar-se: então porquê pagar se a pesquisa orgânica obtém mais cliques?

 

Atenção, ter um anúncio orgânico numa boa posição do ranking de pesquisa não é tarefa fácil. Existem milhões de resultados nos motores de busca, mas a maioria dos utilizadores não avança da primeira página durante a sua pesquisa.  E, para constar na primeira página é preciso implementar um conjunto de técnicas que visam a esse efeito, o SEO (search engine optimization).

 

SEO vs PPC - Saiba em qual fonte de tráfego investir - ANMConsulting SEO ou PPC? Conheça os prós e contras destas fontes de tráfego, e saiba qual estratégia utilizar para o seu site subir no ranking dos motores de busca.

Uma estratégia de SEO passa por criar conteúdos relevantes, e coerentes com o objetivo do negócio, e renová-los frequentemente; monitorizar constantemente o site – analisar tráfego, cliques, tempo de visita, abertura de páginas e outras métricas relevantes -; obter links externos e internos, referrals, etc. Tudo isto para atrair visitantes ao site e assim ir subindo no ranking do motor de busca. A grande vantagem é que estes visitantes, ao contrário do que acontece com o PPC, não lhe trarão qualquer custo direto, independentemente se converterem ou não, o que significa que mesmo que pause todas as operações em curso, manterá sempre a sua posição, pelo menos por um bom período de tempo, dependente também da indústria em questão (ao passo que num anúncio pago, pausando-o perderá logo a posição). Em contrapartida, o anúncio orgânico demorará muito mais tempo e exigirá muito mais trabalho até produzir resultados.

 

Recapitulemos, de um lado temos os anúncios PPC que lhe garantem um lugar na primeira página de pesquisa e uma maior visibilidade do seu site, no entanto terá que pagar por cada visitante que clique no seu link, mesmo que este não converta numa venda/contacto, e isso pode sair-lhe muito caro. Do outro lado, temos os resultados de SEO, nos quais não terá custos diretos mas nos quais terá que investir muito trabalho e demorará muito mais até ter resultados.

 

SEO vs PPC - Saiba em qual fonte de tráfego investir - ANMConsulting SEO ou PPC? Conheça os prós e contras destas fontes de tráfego, e saiba qual estratégia utilizar para o seu site subir no ranking dos motores de busca.

Como podemos concluir, ambas as fontes de tráfego têm os seus prós e contras. Se investir só no PPC corre o risco de gastar fortunas, e vai pagar por todos os cliques mesmo que esses não convertam. Se investir só em SEO corre o risco de o seu anúncio não ser visualizado e não lhe levar qualquer tráfego para o site.

 

Mas, na realidade a solução é simples, invista em ambas as fontes de tráfego! Se ao pesquisar a sua empresa, o utilizador encontrar dois resultados para o seu site – o PPC e o orgânico –  isso vai conferir-lhe uma maior veracidade e reputação e, como já afirmamos, a probabilidade do utilizador clicar no resultado orgânico é muito maior do que clicar no anúncio pago, pelo que os gastos com o PPC serão reduzidos.

 

Concluindo, combine as duas fontes de tráfego, complete as lacunas de uma com as vantagens da outra. Utilize o PPC para dar uma maior visibilidade ao seu site e impulsionar os seus esforços de SEO. Aproveite o SEO para gerar resultados de pesquisa que em PPC seriam demasiado dispendiosos. Assim, conseguirá obter resultados e manter o seu orçamento de marketing equilibrado.

 

Images source: https://searchengineland.com/fresh-perspective-seo-b2b-companies-275329