logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

Principais Tendências Digitais para 2018

ANMConsulting > Blog  > Principais Tendências Digitais para 2018

Principais Tendências Digitais para 2018

Conheça as Principais Tendências de Marketing Digital para 2018

 

Nos últimos anos, assistimos à proliferação das redes sociais e ao fenómeno dos smartphones, o que resultou numa geração mais informada, exigente e cada vez mais digital.

 

No marketing o conteúdo passou a reinar, o tráfego orgânico ganhou relevo em relação ao pago, e as redes sociais tornaram-se canais bidirecionais entre marca e consumidor.

 

Num mundo em constante mudança, com as necessidades do consumidor a alterarem-se a cada dia que passa, o que era tendência ontem hoje está fora de moda e, por isso, a estratégia que resultava antes agora já não funciona. O que será que nos espera para 2018?

 

Personalização do conteúdo

 

Principais Tendências de Marketing Digital para 2018Num mundo de produção em massa, a personalização é cada vez mais desejada.

 

Fazer com que o consumidor se sinta único e especial é o que o vai destacar da concorrência.

 

Pesquisas revelam que cerca de 74% dos utilizadores ficam frustrados quando o conteúdo de um site, ou de um anúncio, não está relacionado com as suas necessidades. Por isso, não podemos dar-nos ao luxo de bombardear os nossos consumidores com informação genérica.

 

Ora, se a necessidade de conteúdo personalizado está a aumentar, as estratégias de segmentação do público-alvo também terão que mudar. Um bom exemplo disso é o email marketing. O envio de uma newsletter geral deixará de funcionar, ou, pelo menos, não será tão eficaz. É necessário dividir o público-alvo em segmentos cada vez mais seletivos, a fim de conseguir oferecer conteúdo direcionado a cada segmento.

 

Os emails personalizados são um bom ponto de partida, mas não serão suficientes para satisfazer a necessidade de personalização dos consumidores. Será preciso personalizar tudo, desde a publicidade até à experiência do utilizador no site.

 

Dito isto, é de prever que esta estratégia seja uma das próximas tendências de marketing em que as marcas apostarão.

 

 

Vídeo e streaming

 

Atualmente o vídeo é um dos principais formatos de conteúdo, e isso deve-se grande parte à integração dos vídeos em direto nas redes sociais.

 

O Youtube é a segunda maior ferramenta de busca do mundo, a seguir ao Google. Por isso, não deve ignorar este formato para divulgar a sua marca.

 

Os vídeos são a forma mais rápida e original de divulgar informação, mas, mais do que autopromoção, o que os utilizadores pretendem hoje em dia são vídeos que respondam às suas necessidades e que lhes proporcionem experiências. Como os vídeos em direto nas redes sociais ou os vídeos 360°. Procuram também visualizar conteúdos autênticos, reais e sem filtros, algo que só este formato lhes proporciona.

 

Assim sendo, espera-se que durante o próximo ano a utilização do vídeo seja uma prática comum entre as marcas.

 

 

Digital Influencers

 

Pesquisas revelam que cerca de 90% das pessoas preferem tomar uma decisão com base na opinião de alguém, do que com base em anúncios.

 

Ora, este facto aliado à popularização das redes sociais, explica porque surgiram os digital influencers e porque se tornaram uma tendência na missão de chegar eficazmente ao público desejado.

 

Os digital influencers são indivíduos que, por algum motivo, têm muitos seguidores nas redes sociais e, graças a essa visibilidade se tornam autênticos formadores de opinião. Além da quantidade de seguidores, estas pessoas chamaram a atenção de grandes marcas porque falam para uma audiência segmentada, portanto, rendem um tipo de publicidade mais assertiva do que outdoors ou anúncios televisivos.

 

O Youtube é um dos principais meios onde os influencers atuam, mas, também podemos vê-los em ação no Facebook, Instagram, Snapchat e Twitter, dependendo do contexto da campanha e do público-alvo.

 

Com a crescente adesão às redes sociais e procura de conteúdo mais personalizado, é razoável prever uma aposta cada vez maior das marcas nos digital influencers.

 

 

Chatbots

 

Principais Tendências de Marketing Digital para 2018O Chatbot representa um grande marco na relação entre empresas e consumidor. Capazes de satisfazer as necessidades básicas de atendimento ao cliente, o chatbot tem como finalidade melhorar a comunicação entre a marca e o público.

 

Depois do Facebook, um dos pioneiros a adotar esta prática, incorporar um chatbot no Messenger, diversas empresas se seguiram a fim de economizar tempo e ainda proporcionar informações relevantes de forma concisa.

 

Com as crescentes evolução tecnológica e aposta na Inteligência Artificial, é de prever que os chatbots evoluam muito mais e a sua utilização se torne numa tendência num futuro próximo.

 

Agora que conhece as tendências de Marketing Digital para o próximo ano, aproveite para começar a pensar como vai aplicá-las à estratégia da sua empresa.