logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

Email Marketing – A montra virtual para o seu negócio

ANMConsulting > Blog  > Email Marketing – A montra virtual para o seu negócio

Email Marketing – A montra virtual para o seu negócio

Imagine o seguinte cenário – vai a passear na rua, vê uma loja conhecida, para e observa a montra, algo lhe chama a atenção e entra na loja. Se calhar até compra alguma coisa, porque se lembrou que precisava ou porque simplesmente gostou. O que é que aconteceu aqui? Não estava à procura da loja, não viu uma publicidade e dirigiu-se lá, simplesmente cruzou-se com a loja e decidiu entrar. Neste caso, a marca não teve que fazer nada, só apresentar-lhe uma montra apelativa que o atraísse a entrar. Mas, e quando falamos numa loja virtual, como levamos os clientes a entrar na nossa loja?

 

O ter apenas uma loja online não significa que vá vender obrigatoriamente. À semelhança de uma loja física, a mesma necessita de uma equipa de apoio por trás, seja no customer support via redes socais, chat online na plataforma, ou mesmo para atender a alguma necessidade via email ou telefone. Da mesma maneira, também necessita dar visibilidade de forma a que atraia o seu público alvo preferido para a sua loja.

 

Atrair o público alvo passa por construir uma pegada digital multiplatiformizada consistente e apelativa, ou seja, via várias plataformas online, de forma a que o cliente chegue à sua loja com a mensagem pretendida – uma campanha, uma promoção, divulgação da loja, etc…

 

A importância da Fidelização e Comprometimento dos seus clientes

 

email marketing - ANM Consulting

A melhor maneira de fidelizar com os seus clientes é, simplesmente interagir. Interaja com os seus clientes/público alvo e eles vão reagir.

 

Como todas as relações, cimentar uma ligação leva tempo e esforço. Comunicar com um público trata-se do mesmo. Não podemos esperar soluções milagrosas simplesmente porque enviamos um email, ou fazemos uma campanha. Isso, rebatendo no campo das relações humanas, seria o mesmo que conhecer alguém e esperar que instantaneamente houvesse logo ali uma relação de à vontade fosse para o que fosse.

 

 

 

 

 

Então o que esperar dos canais de comunicação digitais?

 

Compromisso

 

Em primeiro lugar, perceber que cada canal deve ser usado para determinado objetivo ou intenção.

 

Não podemos trabalhar, por exemplo, as redes sociais, da mesma maneira que trabalhamos o email marketing ou campanhas SEO/SEA, Google Adwords, Merchant, etc ..

 

Devemos, portanto, criar um compromisso ou engagement com os nossos clientes, de forma a que haja uma espécie de cronologia gradual de amadurecimento de relações com eles.

 

Sermos flexíveis ao ponto de procurarmos temas de interesse, mediante a atividade diária da empresa, e aquilo que o cliente possa esperar e achar relevante para um motivo de um envio de um email. Ele tem de sentir que ganha alguma coisa em continuar subscrito na mailing list. Ele tem de sentir que existe uma continuidade de comunicação, um processo gradual, consistente e interligado.

 

Divulgação de promoções

 

Melhor do que termos um público então atento às comunicações da sua empresa, onde houve um processo de amadurecimento e construção de uma relação, neste caso de um para muitos, é o ter um canal de comunicação aberto para uma eventual promoção, aviso de baixa de preços (ex. baixa de preços nos portes), e com isto beneficiar no open rate e click rate, atraindo assim clientes provenientes de uma mailings list de qualidade e com alto potencial de conversão. Lembre-se, seja no marketing digital ou no ‘tradicional’ (termo que muitos marketers não apreciam!), o mais importante é pensar ‘o que é que o cliente ganha com isto’, e assim, tentar colmatar as suas necessidades.

 

Vantagens do Email Marketing

 

Cerca de 92% dos utilizadores de internet têm, pelo menos, 1 conta de email, não utilizar esta ferramenta é negligenciar apenas mais um canal de comunicação, entre muitos..

 

Para que possamos entender a importância do Email Marketing indicamos de seguida algumas das suas vantagens.

 

  1. Possibilidade de enviar mensagens segmentadas.

As bases de dados são constituídas por pessoas com gostos e comportamentos diferentes. Há que analisar a interação dos clientes no seu site e diferenciá-los, agrupando cada um em categorias e enviar mensagens adequadas a cada um destes grupos. Quanto mais segmentada for a mensagem, mais hipóteses tem de ser bem-sucedida.

 

  1. Encoraja o destinatário à ação (click).

O call-to-action é, geralmente, indispensável. É muito importante que defina previamente o objectivo da campanha e o resultado desejado – visitas, downloads, etc. – pois, se a mensagem não for explícita e coerente com a campanha, pode resultar numa taxa de bouce rate elevada e em cancelamento de subscrição de emails.

 

  1. O conteúdo pode ser facilmente partilhável.

Segundo um estudo da Quicksprout, um subscritor de email tem 3x mais probabilidade de interagir e partilhar conteúdo. O que significa que a sua mensagem chegará ainda a mais consumidores sem ter feito ou gasto nada com isso.

 

  1. Resultados mensuráveis.

As próprias plataformas de gestão e envio de comunicações fornecem os dados sobre a performance das campanhas de email, como a taxa de abertura, taxa de cliques, taxa de rejeição, etc… É importante que analise esses dados para entender o que funcionou e o que deve melhorar no próximo envio, assim como, limpar a base de dados, retirando os destinatários que anularam a subscrição.

 

  1. Ferramenta de baixo custo.

Existem duas formas de fazer o envio de comunicações: os serviços de Email Marketing locais, prestados através de um programa que é instalado no computador, com ligação a um servidor específico para o efeito; e os serviços de Email Marketing web based, que pode subscrever online. A maioria destas plataformas tem uma opção de subscrição gratuita, no entanto fica limitado em algumas funções nomeadamente ao número de destinatários da base de dados.

 

  1. É o canal que possui o melhor retorno de investimento (ROI) no marketing digital, graças à sua simplicidade, baixo custo e alta eficácia.

 

Média do ROI para os canais selecionados - destaque para Email Marketing

Média do ROI para os canais selecionados

 

Tipos de email existentes

 

São vários os tipos de email que pode enviar aos seus clientes, e é importante saber que tipo de e-mail funcionará para o seu público-alvo. Os clientes gostam de receber conteúdo que lhes traga valor acrescido, caso contrário, o mais provável é que cancelem a subscrição ou, pior, marquem o seu email como SPAM.

 

Enviar o tipo de email certo para a sua base de dados ajudá-lo-á a obter um maior, e melhor, volume de tráfego para o seu site.

 

Podemos restringir os vários tipos de email nos seguintes grupos:

 

  • Email único – envio de uma promoção apenas – grandes descontos, oportunidades únicas, etc. – tem como objectivo atrair clientes, ou potenciais clientes, ao site que possam resultar em conversões.

 

  • Newsletters – comunicações regulares que mais do que direcionados para a venda, servem para criar uma relação com os clientes;

 

  • Reminder emails – Emails que vêm na sequência de uma promoção limitada no tempo, geralmente têm um caráter de urgência, a fim de levar o cliente à aquisição imediata;

 

  • E-mails Automáticos – mensagem de boas-vindas; mensagem de parabéns; carrinho de compras abandonado…

 

É aqui que a análise dos dados analíticos do seu site, e segmentação de clientes mediante o seu comportamento online se torna importante, pois só assim saberá que tipo de email o seu cliente estará mais receptivo a abrir. Quanto mais segmentada estiver a sua base de dados, mais sucesso terá nas suas campanhas de email.

 

 

Se ainda não utiliza o Email Marketing na sua estratégia de Marketing Digital, fique a saber que está a perder um grande veículo de tráfego para o seu site, assim como, um canal de comunicação contínua com os seus clientes.

 

Além de estar a perder oportunidades de negócio, está a perder a oportunidade de criar uma relação e conquistar a fidelidade dos seus clientes atuais.

 

Não perca mais tempo, comece já a implementar o Email Marketing na sua estratégia de Marketing Digital!