logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

Website Responsivo ou APP Mobile?

ANMConsulting > Blog  > Website Responsivo ou APP Mobile?

Website Responsivo ou APP Mobile?

 ‘66% of companies who saw their customer loyalty decrease in 2016 don’t have a mobile app.’ (fonte: AppInstitute)

 

A proliferação dos Smartphones veio revolucionar o nosso modo de vida e a forma como interagimos com o que nos rodeia. Todos os dias verificamos a conta bancária, comunicamos nas redes sociais ou procuramos a morada de um restaurante no nosso telemóvel.

 

Website Responsivo ou APP Mobile - utilização de smartphone - ANM Consulting

Fonte: Consumer Barometer with Google – % de pessoas que utilizam smartphone

Atualmente 67% das pesquisas são feitas em mobile, o que prova a relevância destes dispositivos no dia-a-dia do consumidor.

 

Consumidor este, que está cada vez mais informado e exigente, e esteja onde estiver está sempre conectado à internet.

 

Ter um website responsive ou uma APP permite aos seus clientes acederem ao seu negócio em qualquer local e a qualquer hora.

 

 

 

 

Responsive vs APP

 

Hoje em dia muitas empresas optam por ter sites web responsive a fim de tornar possível o acesso ao seu site em vários dispositivos. Esta opção tem um design especial que permite que o conteúdo se adapte a todo o tipo de ecrãs. No entanto, na maioria das vezes, estas definições tornam a navegação no site mais lenta.  À parte desta característica, um site web responsive funciona como qualquer outro website:

 

  • está disponível para todos os utilizadores (desde que exista uma conexão à internet);
  • é fácil de atualizar, ao contrário de uma APP, não exige ao utilizador que instale atualizações;
  • é mais económico (comparativamente a uma APP), pois uma versão adapta-se a todos os dispositivos, e os custos de manutenção também são mais baixos;
  • têm melhor posição no ranking do Google, comparado com sites não responsivos, que premeia sites mobile friendly.

 

Ora, se um site web responsive é mais económico e é possível aceder através do telemóvel, porquê optar por uma APP? Porque as APPS têm um propósito diferente – dão ao utilizador uma experiência de utilização única.

 

Ao contrário dos websites, as APPS não servem para atrair novos clientes mas sim fidelizar clientes ativos. Por isso, a APP não deve ser uma cópia do website, deve disponibilizar recursos e funções que reflitam o negócio de forma simples e direta, a fim de tornar a utilização numa experiência mais agradável.

 

Em termos de funcionamento, comparativamente a um website responsive, as APPs:

 

  • requerem download, através de plataformas específicas e instalação;
  • gastam menos dados móveis e disponibilizam algumas funções offline;
  • são mais complexas de programar pois exigem um design user-friendly, apropriado para os dispositivos móveis;
  • permitem aceder a outras funções do dispositivo (câmara, gps…) o que torna a experiência de utilização mais fácil e agradável.

 

Website Responsivo ou APP Mobile - ANM ConsultingTanto um site web responsive como uma App têm prós e contras. O importante é entender qual (ou se até ambos) é mais apropriado para o seu negócio, pois servem propósitos diferentes.

 

No entanto, se quer distinguir o seu negócio da concorrência e oferecer um produto/serviço melhorado ao seu cliente uma APP pode trazer-lhe diversas vantagens.

 

 

 

 

 

Vantagens das APPs

 

‘66% of companies who saw their customer loyalty decrease in 2016 don’t have a mobile app.’ (fonte: AppInstitute)

 

Ter uma APP é ter um canal de comunicação direto com os seus clientes e, ao contrário de um website, com uma APP é garantido que chega ao seu público-alvo pois é o próprio consumidor que escolhe fazer o download da sua APP.

 

Um estudo da USC Dornsife revela que para 85% da geração Millennials é mais provável de efetuar uma compra, tanto in-store como online, se a oferta for personalizada mediante os seus interesses. E no que toca a personalização, as APPS permitem-lhe recolher informações mais precisas sobre o seu consumidor, como horários em que utiliza a APP, tipo de push notification que o alicia, etc.

 

‘43% of UK shoppers are open to sharing personal information and shopping preferences with retailers in order to receive personalised offers.’ (fonte Accenture’s Holiday Shopping Survey)

 

A informação recolhida através da APP pode (e deve) ser utilizada para criar ações de marketing de acordo com o comportamento e hábitos de consumo do cliente na APP –  as push notifications. Esta ferramenta permite-lhe fornecer um serviço exclusivo aos seus consumidores e, quando bem utilizada, pode ser mais eficaz que campanhas generalizadas.

 

 

Investir num website responsive ou numa APP significa marcar uma presença ainda maior na vida do consumidor. Basta haver um smartphone e conexão à internet para a interação ser instantânea. E quem não tem um smartphone hoje em dia?