logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

Brand Personality – Como está a falar com os seus clientes?

ANMConsulting > Blog  > Brand Personality – Como está a falar com os seus clientes?

Brand Personality – Como está a falar com os seus clientes?

O que é a Personalidade de Marca?

 

 

Brand Personality, ou personalidade de marca, não é a personalidade do seu CEO, da sua equipa, nem do marketer que escreve as suas comunicações. A personalidade de uma marca é um conjunto de atributos, de acordo com os valores da marca, escolhidos para a caracterizarem e que ajudam a definir o seu tom de voz, ou seja a forma como se expressa.

 

Existem 3 fatores fundamentais que distinguem uma marca da sua concorrência: o seu produto/serviço, os benefícios associados a esse produto/serviço e a sensação que provoca no consumidor (conforto, beleza, segurança…). Ao personificar a sua marca está a criar algo com que o consumidor se pode relacionar, e assim estará a moldar as associações que o consumidor faz ao seu produto.

 

 

Importância

 

 

Brand Personality - ANM Consulting

A forma como a marca comunica causa impressões e constrói a sua personalidade perante a sua audiência. As impressões que causar determinarão os laços emocionais com o cliente. Ora, esses mesmos laços farão com que se destaque da concorrência, são o motivo pelo qual o cliente escolhe o seu produto e não outro semelhante. Daí a forma como comunica ser crucial para o sucesso da marca.

 

Nem sempre a personalidade e tom de voz de marca são algo definido nos planos estratégicos das empresas. No entanto, a coerência na comunicação de uma Marca é essencial, seja nas campanhas publicitárias que realiza, ou na interação com o seu público-alvo nas redes sociais.

 

Sem um plano de comunicação definido, é fácil perder o foco e começar-mo-nos a distanciar dos valores da Marca.

 

Se este for o seu caso, deve começar a analisar a forma como tem comunicado com os seus consumidores, que tom de voz utiliza e se as comunicações que tem feito vão de encontro ao posicionamento que definiu.

 

 

Estratégias para definir o Tom de Marca

 

 

Deixamos-lhe algumas dicas de como pode definir a personalidade e o tom de voz da sua marca.

 

• Analisar a concorrência
Saber o que a sua concorrência está a fazer é muito importante para o ajudar a definir a sua estratégia. Dar-lhe-á uma noção do que deve e do que não deve fazer.

 

• Defina a Marca
Encontre os adjetivos que melhor descrevem sua marca, de acordo com a Missão e Valores que a marca representa. Uma comunicação que exprima os valores defendidos pela marca transmitirá confiança e credibilidade aos consumidores.

 

• Seja coerente
A coerência e consistência do discurso são os fatores mais importantes, pois transmitem credibilidade.

 

• Crie personas
Para definir o tom de voz da sua marca é essencial que conheça bem o seu público. Defina o seu tipo de público através das suas características demográficas, psicográficas e comportamentais. Conhecer o seu target ajudá-lo-á a adotar um registo adequado à sua audiência.