logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

Aumente os seus Seguidores nas Redes Sociais

ANMConsulting > Blog  > Aumente os seus Seguidores nas Redes Sociais

Aumente os seus Seguidores nas Redes Sociais

O número de seguidores nas redes sociais pode parecer uma métrica superficial, mas a verdade é que “o número” importa. Um utilizador que visita a sua página pela primeira vez considera o seu número de seguidores ao decidir se deve segui-lo também ou não. Pois, o senso comum diz-nos que se uma marca tem muitos seguidores é porque é uma marca bem-sucedida e que vale a pena seguir.

 

No entanto, quantidade não é sinónimo de qualidade. Não basta ter um grande número de seguidores, é preciso captar a sua atenção e fazê-los interagir com a marca. A grande questão é – como conseguir mais seguidores ativos?

 

 

  1. Seja um “Informer”

Quando confrontados com a questão aqui abordada, a maioria dos marketeers responde que a solução é produzir mais conteúdo. Esta resposta não está errada, no entanto é preciso ter em consideração o conteúdo produzido – não caia no erro de publicar algo só para se mostrar ativo.

 

Um estudo da Rutgers University dividiu o tipo de conteúdo em dois grandes grupos:

  • Meformer – conteúdo de autopromoção
  • Informer – conteúdo de partilha de informação

Chegando à conclusão de que o tipo de conteúdo com mais sucesso a longo prazo é precisamente o conteúdo Informer. Ou seja, o seu público não o segue para ver publicidade à sua marca dia todo. O seu público segue-o porque se identifica com os valores e personalidade da sua marca. Por isso, crie e compartilhe conteúdo consistente com os valores da sua marca e que traga algum valor para os seus seguidores.

 

 

  1. Publique com frequência e consistentemente

O trabalho não acaba depois de a audiência estar conquistada, pelo contrário, uma vez construída a sua comunidade de seguidores há que trabalhar para os manter ativos e em interação com a marca.

 

Além disso, estudos comprovam que quanto mais ativo for nas redes sociais mais seguidores conquistará. Uma marca ativa e que publica com frequência transmite ser experiente e estar presente perante o seu público. Por isso, estabeleça uma estratégia consistente e crie um calendário de publicações.

 

 

  1. Siga outras marcas, influencers e utilizadores

 

ANM Consulting - Aumente os seus Seguidores nas Redes Sociais

Seguir outras marcas e pessoas de interesse transmitirá ao seu publico que a sua marca é participativa, social e atenta às tendências.  Não siga marcas “ao calhas” nem caia no erro “follow/unfollow” só para aumentar o seu número de seguidores. O objetivo de seguir outras marcas é atrair a si seguidores interessantes. Por isso, siga marcas e pessoas consistentes com os valores da sua marca. Quem sabe não resultará também em possíveis parcerias para o seu negócio?

 

  1. Participe em conversas

Existem ferramentas, como o Hootsuite e o Mention, que permitem monitorizar o que os utilizadores comentam sobre tópicos, marcas ou produtos. Esteja atento a tópicos relacionados com a sua área de negócio e a marcas concorrentes, para saber o que o seu público alvo discute sobre esses temas. Aproveite para comentar ou responder a questões dos utilizadores, contribuindo com a sua opinião, o que irá demonstrar conhecimento e assim aumentar a visibilidade da sua marca. Pode ainda participar em fóruns, como o Reddit, e responder a questões da sua área de expertise. Assim estará a fornecer informação prática e ao mesmo tempo a promover a sua marca. Participar em conversas que ocorrem fora da página da sua marca transmitirá ao público que a sua marca é atenta e informada e, o facto de seguirem a mesma página/personalidade, poderá criar curiosidade nos utilizadores e levá-los a seguir a sua página.

 

 

  1. Presenteie os seus seguidores

Segundo um estudo da Nielsen, sobre os motivos pelos quais as pessoas seguem as marcas, 52% dos seguidores querem ofertas especiais. Ora, parece que um bom conteúdo não basta para conquistar o coração do seu público. O ideal será acrescentar à sua estratégia de conteúdo e branding uma forma de recompensar os seus seguidores. Existem várias opções à sua escolha, desde códigos de desconto, sorteios ou distribuir conteúdo premium gratuitamente. Dê algo ao seu público e em troca veja o número de seguidores a crescer.

 

 

Como deve ter percebido, para construir uma comunidade de seguidores ativos é necessário dedicar algum tempo e esforço nesta tarefa.

 

Claro que existem formas mais rápidas de aumentar o número de seguidores, mas lembre-se quantidade não é sinónimo de qualidade.

 

O objetivo aqui é conquistar um público que interaja e tenha impacto na marca. Seguidores autênticos, de longo prazo e que acabarão por converter em vendas.

 

Comece hoje a aplicar as nossas dicas e veja a sua comunidade de seguidores nas redes sociais a aumentar de dia para dia.