logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

5 Tendências de Marketing Digital para 2019

ANMConsulting > Blog  > 5 Tendências de Marketing Digital para 2019
Tendências de Marketing Digital para 2019 - ANM Consulting

5 Tendências de Marketing Digital para 2019

Com o início do novo ano está na altura de abordarmos as tendências de marketing digital mais promissoras para 2019.

 

Os princípios fundamentais do marketing permanecem os mesmos, mas a tecnologia evolui rapidamente, de ano para ano, e o mesmo tem que acontecer com as marcas e as suas estratégias de Marketing. Por isso é fundamental estar atento às novas tendências se quiser acompanhar o ritmo da evolução.

 

Apresentamos aqui as 5 tendências que, acreditamos, irão mudar o panorama do marketing digital num futuro próximo.

 

 

1.    Inteligência Artificial (A.I.)

 

Outrora um conceito futurista digno de Hollywood, hoje a Inteligência Artificial tornou-se parte do nosso dia-a-dia. Desde a Siri da Apple aos chatbots, o contacto com a A.I. já não é uma novidade para o utilizador.

 

Embora a maioria dos marketeers já utilizem alguma forma de inteligência artificial nas suas estratégias de marketing digital, são poucos os que implementaram recursos avançados.

 

utilização da Inteligência Artificial no marketing - ANM Consulting

 

A utilização da Inteligência Artificial no marketing, atualmente, foca-se maioritariamente na expansão e segmentação de público-alvo – procurando novos públicos visando utilizadores com características semelhantes à audiência existente – nas redes de publicidade. (fonte: blueshift)

 

Mas, o maior benefício que a Inteligência Artificial traz para o marketing é a personalização. A A.I. permite personalizar ações de marketing para cada lead, e converter um potencial consumidor numa venda. Tarefa essa que seria impossível para uma pessoa realizar em grande escala.

 

Visto que a personalização é a grande tendência do marketing atualmente, e as novas gerações de consumidores dão primazia ao conteúdo personalizado, implementar Inteligência Artificial nas suas estratégias de marketing vai certamente ser benéfico para o seu negócio.

 

 

2.    Pesquisa por voz

 

As pesquisas por voz são cada vez mais populares. Em 2016 representaram 20% das pesquisas em dispositivos Android, e desde então, com a difusão das Smart Speakers (colunas de som inteligentes), este número tem vindo a aumentar.

 

Segundo um estudo do Search Engine Land, nos Estados Unidos, as vendas originadas através de pesquisa por voz atingiram $1,8 biliões em 2017 e, a projeção é que atinjam os $40 biliões até 2022.

 

Mediante estes números, alguns especialistas acreditam que as pesquisas por voz poderão representar 50% das pesquisas de 2019!

 

Por consequência, as estratégias de SEO também serão afetadas, pois nas pesquisas por voz a tendência é verbalizar frases completas ou fazer perguntas, em vez de dizer o nome de um domínio específico ou palavras-chave.

 

Isto significa que, se não quiser perder tráfego, terá que fazer ajustes à sua estratégia de SEO e otimizar o seu site para que surja nos resultados apresentados às pesquisas por voz.

 

 

 

3.    Realidade Aumentada e Realidade Virtual

 

A realidade aumentada e a realidade virtual aplicadas ao marketing digital, mais concretamente no e-commerce, vieram reduzir o risco de indecisões e levar o consumidor a converter mais facilmente.

 

A Realidade Aumentada, como já havíamos referido no artigo Novo Produto: Realidade Aumentada – “One-Click-Buy”, permite inserir objetos virtuais no espaço real, enquanto que a Realidade Virtual cria um ambiente completamente novo com o qual o utilizador pode interagir. Ambas as realidades, permitem ao utilizador visualizar/testar o produto virtualmente, sem terem de se dirigir às lojas e sem assumir qualquer compromisso.

 

Um estudo da eMarketer prevê que cerca de 54,4 milhões e 49,2 milhões de americanos experimentarão realidade aumentada e realidade virtual, respetivamente, uma vez por mês em 2019.

 

Se deseja proporcionar uma experiência de compra inovadora, agilizando o processo e por consequência aumentar as vendas, esta tendência pode ser uma grande aposta para o seu negócio.

 

 

 

4.    Marketing Omnichannel

 

Em 2019 o Marketing deixa de ser “Multicanal” e passa ser Omni (todos). E o que é que isto significa?

 

Tendências de Marketing Digital para 2019 - ANM Consulting

 

O Multichannel Marketing surgiu para permitir a comunicação entre consumidores e marcas nos diversos canais existentes. No entanto, esses canais eram geridos separadamente, não existindo uma compilação da informação obtida de cada canal. Isto porque se assumia que o consumidor escolhia um canal principal para realizar a sua conversão.

 

No entanto, hoje em dia a maioria dos consumidores pesquisa através de vários canais para fazer uma compra. Ora, é neste contexto que surge o Omnichannel Marketing, com o objetivo de permitir um processo de comunicação consistente e contínuo, para assim converter mais facilmente.

 

O Marketing Omnichannel permite acompanhar as interações do potencial consumidor, mesmo que este interaja com a sua marca através de diferentes canais. Com esta estratégia estará a transmitir aos seus consumidores que está atento às suas interações com a sua marca e que essas interações são importantes para si.

 

 

 

5.    Publicidade Nativa

 

Diariamente, somos expostos a centenas de anúncios online, seja durante uma pesquisa, nas redes sociais e até na nossa caixa de email. Os anúncios tradicionais já não têm o mesmo impacto e, o consumidor chega mesmo a mostrar-se frustrado quando estes interferem com a visualização da página que estão a consultar. Prova disso, é o facto de as instalações de adblockers terem aumentado 8,5% de 2014 até 2017. (Fonte: Statista)

 

A publicidade nativa surge como uma forma de anunciar menos invasiva, em alternativa aos tradicionais pop-ups e banners. Ou seja, a publicidade nativa consiste em inserir os anúncios contextualizados com o conteúdo da página, sem que interfiram com a visualização do conteúdo. Assim, o usuário pode escolher entre ignorar ou clicar, sem que a sua experiência na página em que navegava tenha sido interrompida.

 

Visto que grande parte dos utilizadores utiliza os bloqueadores de anúncios, a publicidade nativa pode ser a opção acertada para fazer passar a sua mensagem.

 

 

 

2019 será um ano de muitas novidades e desafios para as marcas e marketeers. Se não quer perder esta onda de evolução, comece já a rever o seu plano de marketing. Nós estaremos aqui para o que precisar!