logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

O fim do Google Plus e o seu impacto no SEO

ANMConsulting > Blog  > O fim do Google Plus e o seu impacto no SEO
O fim do Google Plus e o seu impacto no SEO

O fim do Google Plus e o seu impacto no SEO

Depois da grande falha de segurança, em Março de 2018, que colocou os dados pessoais de cerca de 500 mil utilizadores do Google Plus à disposição de terceiros, a Google anuncia o fim desta rede social, agendado para Agosto deste ano.

 

Criado em 2011 para fazer concorrência ao Facebook, aproveitando a base de utilizadores que já tinha, o G+ nunca conseguiu atingir os seus objetivos. Ben Smith, Vice-Presidente de Engenharia da Google, revelou que os níveis de utilização e engagement da plataforma seriam extremamente baixos, sendo que cerca de 90% das sessões durariam menos de 5 segundos. (fonte: Google Blog)

 

Em 2015 a Google chegou a mesmo a alterar o posicionamento da plataforma, transformando-a numa rede social em torno de interesses e não de conexões pessoais. Mas nem isso foi suficiente para atrair os utilizadores.

 

 

Google Plus & SEO

 

Apesar de não resultar como rede social, o G+ tem sido uma ferramenta valiosa nas estratégias de SEO.

 

O fim do Google Plus e o seu impacto no SEO - ANM ConsultingSendo uma plataforma pertencente à Google, ter um perfil nesta rede social associado a um site é fundamental para fazê-lo subir na página de resultados do motor de busca. Até então era necessário apostar numa partilha regular de conteúdos relevantes relacionados com a área de negócio e interessantes para o público-alvo. O Google lia esse conteúdo, assim como o seu engagement, e associava essa importância ao site, subindo a sua posição nos rankings de pesquisa.

 

 

Apesar de lamentável, o fim desta plataforma não significa que perderá o meio de divulgação do seu negócio nos resultados de pesquisa orgânicos.  Pois, entretanto, a Google desenvolveu outras plataformas mais direcionadas para esse efeito, que pode (e deve) utilizar e que passamos a analisar.

 

 

Google My Business

 

O Google My Business é uma plataforma que permite aos empresários divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, em todos os produtos e plataformas do Google.

 

 

As suas principais funcionalidades são:

  1. Disponibiliza informação como descrição, localização, contactos e horário de funcionamento, importante para garantir que os clientes obtêm informação correta sobre o que a sua empresa faz e como entrar em contacto.
  2. Melhora a visibilidade em toda a web pois, além das pesquisas locais, muitos sites de terceiros contam com o Google para obter informações, portanto, um perfil completo aumentará as probabilidades de destaque da sua empresa.
  3. Permite upload de fotos e vídeos, para mostrar alguns dos seus produtos/ serviços, e assim causar uma boa primeira impressão a quem pesquisa a sua empresa.
  4. Disponibiliza dados de análise que mostram como e quando os utilizadores encontram a sua empresa. Com essas informações, poderá ajustar as suas campanhas para melhorar ainda mais visibilidade da sua empresa.

 

 

Google Maps Platform

 

A Plataforma do Google Maps permite colocar o seu negócio nos mapas da Google e incluir mapas interativos no seu site, para que os utilizadores encontrem o seu negócio mais facilmente. Divide-se em 3 produtos:

  • Maps – permite incluir mapas estáticos ou dinâmicos personalizados, imagens do Street View e visualizações em 360⁰ em websites e apps.
  • Routespermite determinar trajetos, com dados abrangentes e trânsito em tempo real.
  • PlacesOferece nomes, endereços, classificações, avaliações ou dados de contato aos utilizadores que pesquisem por negócios semelhantes.

 

 

Conclusão

 

O Google Plus pode ter sido um flop como rede social, mas permitiu à Google aprender e desenvolver outras plataformas e aplicações que são um sucesso atualmente – Google My Business, Google Photos, G Suite, etc.

 

O fim desta plataforma significará, para todos os marketeers, menos uma rede social para gerir e simultaneamente um novo desafio de SEO.

 

Caso precise de ajuda a rever a sua estratégia de SEO, fale connosco!