logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

5 Passos para Escrever um Artigo de Blog Eficaz!

ANMConsulting > Blog  > 5 Passos para Escrever um Artigo de Blog Eficaz!
5 passos para escrever um artigo de Blog Eficaz!

5 Passos para Escrever um Artigo de Blog Eficaz!

Ter um blog é fundamental para gerar tráfego para um site. Segundo a Hubspot, empresas que têm um blog ativo recebem 55% mais tráfego do que as empresas que não o fazem.

 

O Blog permite-lhe completar e complementar a informação do seu site, fornecendo conteúdo relevante aos visitantes – o que irá atrair novos clientes e ajudar a educar e fidelizar os atuais.

 

Mas escrever não é uma tarefa fácil! Mesmo sendo especialista no seu sector, olhar para uma folha em branco e tentar encontrar as palavras certas pode ser assustador.

 

Neste artigo vamos fornecer-lhe a fórmula para escrever um artigo de blog com eficácia em apenas 5 passos.

 

 

1.      Defina um título chamativo

 

O título é o responsável por atrair a atenção do leitor e levá-lo a clicar para ler o artigo. Visto que o período de atenção de um leitor na Internet é muito curto – menos de 10 segundos -, e que cerca de 60% dos leitores apenas leem o título, escrever um bom headline é indispensável para convencer os internautas a clicar no seu post.

 

5 passos para escrever um artigo de Blog Eficaz!

Fonte: https://coschedule.com/blog/marketing-quotes/

 

A escolha do título também vai definir o ângulo de construção do seu artigo. Existem vários tipos de artigo de blog sendo que os mais populares são:

  • “How to Post”: artigo de instruções (ex.: Como escrever um artigo de blog eficaz)
  • “List Based Post”: artigo estruturado em lista (ex.: 5 passos para escrever um artigo de blog eficaz)
  • “Thought Leadership Post”: artigo de partilha de experiência (ex.: O que eu desejava saber quando comecei a escrever um blog).

 

Depois de definir o ângulo de construção do artigo, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave relacionadas com o seu tema. Isto ajudá-lo-á a escolher um título mais eficaz para aparecer nas primeiras páginas de resultados dos motores de busca.

 

 

2.      Escreva uma introdução cativante

 

Depois do título, a introdução é a responsável por cativar o leitor a ler o artigo completo. A introdução deve consistir em alguns parágrafos curtos que explique o assunto que vai abordar no artigo da forma mais atrativa possível. Pode optar por utilizar um tom humorístico, referir factos interessantes ou fazer uma pergunta – algo que capte a curiosidade do leitor para que continue a ler.

 

 

3.      Organize a informação

 

5 passos para escrever um artigo de Blog Eficaz!

Fonte: https://www.igina.net/blog-post-perfection-write-post-perfect-blog-post/how-to-write-the-perfect-blog-post-3/

 

Ao escrever o seu blog, garanta que a informação está bem organizada para que a leitura seja agradável e a informação mais rapidamente absorvida.

  • Subtítulos – Elemento importante para SEO, os subtítulos dividem o artigo em várias secções, ajudando o leitor (e o google) a entender as temáticas que vão ser abordadas.
  • Dados – Além de aumentarem a veracidade do seu post, os dados numéricos atraem a atenção do leitor quando estes fazem uma leitura rápida do artigo.
  • Elementos de multimédia – Imagens, gráficos e vídeos tornam o seu post visualmente mais apelativo, ajudam a transmitir informação mais facilmente e a manter o leitor focado.

 

5 passos para escrever um artigo de Blog Eficaz!

Fonte: https://neilpatel.com/blog/how-to-write-blog-post/

 

 

 

4.      Insira um Call-to-action no final

 

Utilize as últimas linhas da sua conclusão para fazer um apelo ao leitor, seja oferecer-lhe mais informação – com um link para outro artigo ou com o download de conteúdo -, ou fazer a subscrição do próprio blog.  Além de agradar o leitor com mais conteúdo relevante, o CTA permitir-lhe-á gerar leads.

 

 

5.      Otimize o artigo – SEO

 

Quando terminar de escrever, reveja o artigo e otimize-o para as pesquisas dos motores de busca. O ideal é conseguir inserir palavras-chaves relevantes no texto sem que isso prejudique a leitura.

  • Meta description – As descrições meta ficam abaixo do título da página do post, nos resultados de pesquisa, e fornecem uma visão geral do artigo antes de o utilizador clicar para entrar no blog. Otimizar este elemento ajuda a aumentar a taxa de abertura do post.

5 passos para escrever um artigo de Blog Eficaz!

 

  • Título e Subtítulos – Estes elementos são a oportunidade ideal para inserir palavras-chaves relevantes para o seu conteúdo e que tenham um bom volume de pesquisas nos motores de busca.
  • Links internos – Os posts de blog são ótimos para melhorar a classificação de outras páginas do seu site. Mas tenha em atenção a relevância desse vínculo e escolha bem as palavras-chave que quer ligar às outras páginas.

 

 

Conclusão

 

Agora que conhece os 5 passos principais para escrever um artigo de blog eficaz está preparado para começar o seu blog e ver o tráfego do seu site a aumentar.

No entanto, se acha todo este processo demasiado complicado fale connosco e nós fazemo-lo por si!