logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B

ANMConsulting > Blog  > Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B
Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B

Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B

Sabia que mais de 80% dos leads B2B gerados através das redes sociais são provenientes do LinkedIn?

 

Pois é, o LinkedIn pode não ser a rede social com mais utilizadores do mundo, mas é uma das mais lucrativas.

 

Isto porque esta é uma rede social direcionada para os profissionais – desde o estagiário até ao CEO da empresa -, e os seus utilizadores estão presentes nesta rede para de facto construírem ligações profissionais e comerciais.

Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B

Então, se o seu público-alvo são outras empresas, este é o canal certo para as alcançar!

 

Neste artigo vamos dar-lhe algumas dicas para alcançar o seu público-alvo e levá-lo até ao seu site.

 

 

 

Saiba com quem está a comunicar

 

 
Partindo do princípio que já tem uma conta de empresa criada, o primeiro passo é definir o público com quem deseja interagir.

 

Quando se trata de gerar Leads B2B é necessário ser específico no público a abordar. Ou seja, quer criar conteúdo direcionado para o diretor de uma empresa ou para um técnico dessa empresa?

 

Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B

 

O seu conteúdo tem que ser relevante para o consumidor por isso, diferentes cargos, diferentes tipos de conteúdo.  Por exemplo, enquanto um funcionário geralmente procura informação técnica para aplicar no seu trabalho, um gestor procura informação estratégica para trazer mais lucro à empresa.

 

Apesar de poderem existir semelhanças no conteúdo criado para cada um dos públicos, obterá melhor resultados se focar a sua abordagem num deles.

 

 

 

Defina os objetivos para o seu conteúdo

 

 

O que deseja obter com o seu conteúdo – reconhecimento de marca ou geração de leads?

 

Definir objetivos é essencial para saber o tipo de conteúdo a publicar.

 

Posts sobre mindset, desenvolvimento pessoal e “thought leadership content” servem para gerar reconhecimento da marca. Isto é, não têm necessariamente como objetivo gerar um contacto, mas sim informar o utilizador sobre a sua empresa e os seus produtos/ serviços. Este conteúdo é também o que gera mais engagement.

 

Já para geração de leads, o que resulta melhor é o conteúdo técnico, como estratégias e tendências da indústria. Apesar de menos partilhado, este tipo de conteúdo transmite conhecimento e competência, o que é muito mais valioso para um futuro parceiro/cliente.

 

Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B

 

O LinkedIn revela que em média são necessárias dez peças de conteúdo para obter uma conversão.

 

Ou seja, o ideal será começar com uma estratégia de conteúdo de reconhecimento de marca, com publicações regulares para chamar atenção do seu público e alargar a sua audiência. E só depois de ter conquistado a atenção e confiança do seu público-alvo, passar para o conteúdo técnico a fim de gerar conversões.

 

 

 

Partilhe conteúdo diversificado regularmente

 

 

67% dos utilizadores do LinkedIn descrevem-se como “news junkies”, segundo o próprio.

 

Ora, isto significa que a sua audiência nesta plataforma é certamente a mais predisposta a consumir o seu conteúdo. Por isso, sacie esta ânsia por conhecimento e publique diariamente.

 

Existem vários tipos de post que pode utilizar – publicação simples, artigo (exceto páginas de empresa), imagem, vídeo e partilhar ficheiro.  Sendo que cada tipo de post tem um objetivo diferente, o ideal é testar todos.

 

Um estudo da Buzzsumo concluiu que o conteúdo com 2000 a 3000 palavras gera mais partilhas nas redes socias do que o conteúdo mais curto.

 

Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B

 

Mas, a opção de publicar conteúdo longo não está disponível para os perfis de empresa.

 

Uma estratégia eficaz para contornar este entrave é utilizar o perfil de um representante da empresa.

 

Por exemplo, se quer aumentar o tráfego do seu blog, além de partilhar o link dos artigos na página da empresa, utilize o perfil de um representante da empresa para publicar o artigo de blog como artigo no LinkedIn.

 

Mas não publique o artigo completo! Escreva apenas alguns parágrafos e redirecione o utilizador para terminar a leitura no blog. Assim, além de aumentar a probabilidade de interação com a publicação, conseguirá levar mais utilizadores ao site da empresa.

 

 

 

Participe em Grupos

 

 

Uma maneira eficaz de angariar mais contactos, fora da sua audiência de seguidores, é participar em grupos do seu setor de negócio.

 

Como utilizar eficazmente o LinkedIn e aumentar a sua rede de contactos B2B

Os grupos de LinkedIn são comunidades de profissionais com quem pode interagir, partilhar ideias, falar sobre o seu negócio… Ou seja, uma audiência de possíveis parceiros/ clientes, que partilha dos seus interesses, disponível para o ouvir e trocar impressões, gratuitamente.

 

É realmente assim tão simples. Basta pesquisar o seu setor de negócio, selecionar os grupos que lhe interessarem e pedir para aderir. A partir daí tem uma via de comunicação aberta com uma audiência valiosa.

 

 

Caso não consiga encontrar um grupo relacionado com o seu nicho de negócio, poderá criar um. Ser administrador de grupo dar-lhe-á um maior destaque e notoriedade, a si e à sua empresa, que será vista como líder de mercado.

 

 

 

Conclusão

 

 
O LinkedIn pode não ser a maior rede social do mundo, mas se o seu público-alvo são outras empresas é nesta rede que tem de estar presente.

 

Ter um perfil nesta plataforma pode ser o meio para alcançar empresas que de outra forma não conseguiria.

 

Para isso tem que criar um perfil de empresa sólido, com conteúdo relevante para o utilizador.

 

O primeiro passo é saber com quem está a comunicar. De seguida, defina os objetivos que quer alcançar com o seu conteúdo. Por fim, partilhe conteúdo de qualidade e diversificado, regularmente.

 

Para alcançar ainda mais contactos, pesquise grupos do seu setor de negócio que lhe permitam entrar em contacto com profissionais que partilham dos seus interesses.

 

Com estas práticas implementadas verá certamente a sua audiência a aumentar e os contactos a surgirem.

 

Mas se isto lhe parece demasiado complicado, fale connosco e nós implementamos e gerimos esta estratégia por si!