logo

 

 

Marketing Specialists

Fornecemos um variado serviço, mas muito específico e voltado para alavancar o seu negócio. Desde à gestão e lançamento de campanhas, criação de sites, marca, APPs, e criação de empresa. Um sítio, uma paragem!

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto


Tlf: +351 220 944 436
Tlm: +351 910 058 297
Tlm: +351 968 098 071

logo (LISBOA) 968 098 071 (PORTO) 910 058 297 logo geral@anm-consulting.com

logo

logo

SEO OnPage – Como aparecer no Top10 do Google

ANMConsulting > Blog  > SEO OnPage – Como aparecer no Top10 do Google
SEO On Page - ANM Consulting

SEO OnPage – Como aparecer no Top10 do Google

Qualquer que seja a sua área de negócio, se tem um Website este precisa estar bem posicionado no ranking dos motores de busca.

 

Estudos revelam que 71.33% das pesquisas terminam na primeira página de resultados do Google, e 67.60% dos utilizadores clicam nos primeiros 5 resultados orgânicos.

 

Gráfico da CTR mediante o posicionamento orgânico no ranking do Google

Fonte: https://moz.com/blog/google-organic-click-through-rates-in-2014

 

Ora, um bom posicionamento orgânico nos motores de busca é fundamental para que uma empresa se destaque nas pesquisas e obtenha mais tráfego e conversões.

 

Para conseguir alcançar este feito é necessário que as páginas do seu site cumpram algumas normas de otimização que vamos abordar de seguida.

 

 

SEO OnPage – Principais Normas

 

 

SEO OnPage é a prática de otimizar elementos nas páginas do site para melhorar a sua classificação no ranking de pesquisas dos motores de busca e assim gerar mais tráfego para o site.

 

Existem vários fatores de classificação que são analisados pelos algoritmos da Google a fim de detetar se o seu site está otimizado, tanto para ser indexado pelo motor de busca como para uma boa experiência de navegação do utilizador. Aqui vamos concentrar-nos nos 5 aspetos de otimização OnPage que consideramos mais importantes para o sucesso de um website.

 

 

Meta Title

 

A Meta Title é nada mais do que título da página.

 

Este elemento é exibido nos separadores dos browsers, nas partilhas nas redes sociais e, o mais importante, como título clicável nas páginas de resultados de pesquisa dos motores de busca (SERP’s).

 

Ilustração de uma SERP com Tag Meta Title no motor de busca

Fonte: https://blog.hubspot.com/marketing/optimized-web-page-anatomy

 

Um bom título pode fazer a diferença na hora de o utilizador clicar e aceder ao seu site ou não. Por isso deve ter em atenção os seguintes parâmetros:

  • Atribuir um título diferente para cada página do site
  • Descrever precisa e concisamente o tema da página
  • Respeitar a formatação Keyword Principal – Keyword Secundária | Marca/Domínio
  • Limitar o comprimento entre 30 a 60 caracteres.

 

 

Url

 

O URL ou “endereço do site” identifica a estrutura do site, descrevendo o caminho de navegação percorrido até à página de destino tanto aos motores de busca como aos utilizadores.

 

Apesar de serem um fator menor para a classificação do site nos motores de busca, o URL pode ter um grande impacto na Taxa de Cliques (CTR), principalmente quando partilhado nas redes sociais.

 

exemplo de URL's incorreta e corretamente estruturados

Fonte: https://moz.com/learn/seo/url

 

Um URL bem estruturado deve:

  • Ser simples e preciso
  • Evitar números e códigos de identificação (referências de produtos, SKUs…)
  • utilizar hífens para separar as palavras – melhora a legibilidade
  • utilizar apenas letras minúsculas
  • ter no máximo 115 caracteres

 

 

Meta Description

 

A Meta Description é, tal como o nome indica, uma breve descrição de uma página, utilizada nos resultados de pesquisa para fornecer ao utilizador, e aos motores de busca, uma visão geral do conteúdo dessa página.

 

Apesar de não ser um fator de classificação para o algoritmo da Google, as Meta Description podem afetar a Taxa de Cliques da página e, por consequência, a sua classificação no ranking de pesquisas.

 

Uma boa descrição deve:

  • Ser diferente para cada página do site
  • Conter palavras-chave relevantes
  • Terminar num call-to-action para aliciar ao clique.
  • Conter no máximo 156 caracteres (limite visível nas SERPS)

 

 

Conteúdo

 

O conteúdo de uma página é extremamente importante para os motores de busca, pois é a resposta à pesquisa do utilizador e é o que o algoritmo vai ler para decidir mostrar a sua página nas SERPS.

 

Uma página otimizada deve conter conteúdo relevante e exclusivo sobre determinado tópico/produto. Deve, portanto, evitar utilizar o mesmo conteúdo em várias páginas do site e nunca copiar conteúdo de outros sites. Pois, hoje em dia os motores de busca conseguem detetar conteúdo duplicado e penalizam os sites que o façam.

 

Além da qualidade e relevância, o conteúdo deve conter os seguintes parâmetros:

 

Headings

 

Os Headings servem para destacar os tópicos principais do conteúdo. Cada página do site deve conter apenas um H1 por página (tópico principal/título) e respeitar a hierarquia estrutural (H1, H2, H3…). Os Headings são também uma ótima oportunidade para dar destaque às palavras-chave.

 

Palavras chave

 

O uso de palavras-chave continua a ser muito importante para SEO, no entanto deve evitar a repetição da mesma palavra-chave ao longo do conteúdo. Em vez disso utilize sinónimos e tópicos relacionados, tornando o conteúdo mais relevante para o utilizador.

 

Links

 

Inserir links no texto para outras páginas do site, e até para outros sites de referência, é algo que o Google valoriza na classificação do site. Além do que, ajuda a aumentar o número de páginas visualizadas (Page /Session) pois direciona o utilizador para outras páginas do site.

 

Ilustração da estrutura de conteúdo de uma página web

Fonte: https://blog.hubspot.com/marketing/optimized-web-page-anatomy

 

 

Imagens otimizadas

 

 

Incluir imagens nas páginas do seu site, além de tornar o seu conteúdo mais interessante e apelativo, é uma oportunidade para que o site surja também nas pesquisas por imagens (Google Images). Mas para que isso seja possível é necessário cumprir os seguintes aspetos:

 

  • Atribuir um título que descreva a imagem (não utilizar códigos, referências de produtos, SKUs…)
  • Atribuir Alt Text – descrição da imagem, utilizada para fornecer uma descrição da imagem a quem não consegue vê-la (utilizadores com deficiência visual e motores de busca).
  • Não exceder os 100kb por imagem, para não comprometer a velocidade de carregamento da página.

 

 

Conclusão

 

Otimizar as páginas do seu website segundo estas normas de SEO irá melhorar a qualidade da informação fornecida aos motores de busca e permitir que o site seja exibido corretamente nos resultados de pesquisa.

 

Isto resultará numa melhor posição no ranking, o que por consequência trará mais visitantes e conversões ao seu site.

 

Se não sabe por onde começar fale connosco! Executamos uma análise SEO ao seu site e corrigimos todos os aspetos, para garantir que este surja nos primeiros lugares do ranking de pesquisa da Google.