« Voltar ao blog

Aumente as Conversões Medindo Resultados

2 min. leitura
A análise de dados e medição dos resultados da atividade online são essenciais para o sucesso de qualquer empresa que esteja presente no meio digital. Sem a análise dos resultados não há como detetar se a estratégia digital está a resultar ou se algo precisa de ser corrigido. Analisar os dados e med

A análise de dados e medição dos resultados da atividade online são essenciais para o sucesso de qualquer empresa que esteja presente no meio digital. Sem a análise dos resultados não há como detetar se a estratégia digital está a resultar ou se algo precisa de ser corrigido. Analisar os dados e medir resultados, além de prevenir erros, pode ainda ajudar a controlar o orçamento de marketing, permitindo ajustar os recursos às ações com mais sucesso.

 

Como definir os dados a analisar

 

O primeiro passo na análise de dados é definir objetivos, pois sem objetivos não saberemos que dados analisar.

 

O passo seguinte é estabelecer as métricas a utilizar de acordo com o nosso objetivo final. As métricas são sistemas de mensuração que quantificam as interações que os utilizadores fazem no nosso site, como por exemplo o número de visitas ao site, a duração média da visita, a percentagem de visitas que saiu sem interação (bounce rate), etc..

 

Passando à análise dos dados, há que ter em conta três fatores fundamentais:

 

Público-alvo 
O comportamento e características do público-alvo são muito importantes para percebermos como interagem com o website. Devemos verificar se a afluência do público-alvo está a aumentar ou a diminuir comparativamente ao mesmo período no ano anterior. E verificar se houve aumento ou diminuição de conversões e aumento das taxas de rejeição (bounce rate).

 

Conversões
As conversões são todas as ações que queremos que o visitante realize no nosso site, e dividem-se em dois grupos – macro (uma compra, pedido de contacto, etc.) e micro (subscrever a newsletter, adicionar artigos à wishlist, etc.)

 

Segmentação
Segmentar os dados é muito importante pois só contextualizando-os conseguimos distinguir o que interessa aos nossos objetivos. Através deste processo podemos verificar, por exemplo, os dados demográficos do público-alvo que converte mais numa determinada campanha.

 

 

“If you can’t measure it, you can’t manage it” – Peter Drucker
A capacidade de medir o desempenho das estratégias de marketing e de justificar os investimentos aí feitos é indispensável nos dias de hoje, onde os recursos são escassos e têm que ser altamente rentabilizados.

 

Um dos maiores benefícios que este processo nos traz é a capacidade de saber quais são as estratégias que mais geram resultados positivos e as que não estão a ter resultados satisfatórios para a empresa. O que nos permite fazer ajustes no investimento e consequentemente aumentar os lucros do negócio. Conseguimos então, ter um maior controlo sobre o orçamento de marketing, impedindo que seja gasto mais do que o planeado.

 

Como podemos verificar, a análise e mensuração de resultados é essencial para o sucesso de qualquer empresa que esteja presente no meio digital. Pois, não é possível saber se caminhamos na direção dos nossos objetivos, nem evitar percalços pelo caminho, se não analisarmos cada passo que dermos.