« Voltar ao blog

Como lançar uma ideia para o mundo?

3 min. leitura
Novas ideias são lançadas para o mercado quase todos os dias com um grande estudo por trás pois é necessário ter uma ideia de como comercializar um produto com eficiência.

A estratégia de marketing é uma ferramenta essencial e necessária a qualquer organização, um planeamento de longo prazo com o objetivo fundamental de alcançar uma vantagem competitiva sustentável.

Ter uma ideia de um produto ou serviço fantástico não é o suficiente para garantir grandes retornos do seu investimento. A implementação de um plano de marketing ideal resulta num lançamento bem-sucedido da ideia do produto e isso oferece uma grande vantagem. Embora a concorrência seja alta para o lançamento de algo novo, no momento certo e com as ferramentas certas fará com que as suas estratégias de marketing sejam mais eficazes.


Como lançar uma ideia de maneira eficaz?


  1.  Pesquise!

Procure desenvolver produtos a partir de uma pesquisa latente: as pessoas já possuem um problema que será resolvido com o produto que irá oferecer.

Além dessa estratégia aumentar as suas possibilidades de sucesso, também garantirá uma grande expectativa em torno do seu marketing.


Pesquise a concorrência

A concorrência é um ponto importante. Se os seus concorrentes possuem um produto similar ao que pretende lançar, tente observar como pode se destacar e que benefícios pode trazer para o seu público.


Faça uma análise SWOT

A análise SWOT ou análise FOFA em português (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma técnica de planeamento estratégico utilizada para auxiliar a identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças relacionadas à competição.

Leve em consideração o mercado, os seus concorrentes e os seus diferenciais.



 

Pense no preço

Um dos maiores desafios quando se lança uma ideia de um produto para o mundo é o preço. O preço é um fator psicológico para o público. Produtos muitos caros podem não vender, mas produtos muito baratos podem passar a noção de qualidade versus preço.


  1. Desenvolva a partir da sua pesquisa!

Já pesquisou o suficiente e montou a sua estratégia? Está na altura de desenvolver a ideia!

Tenha a certeza de que a sua ideia do produto possui todos os atributos básicos. Faça vários testes até ter a certeza de que o seu produto tem a qualidade pretendida antes de o lançar.

 

Dê vida à sua ideia

Identidade visual e marca são uma fonte essencial para o seu produto. Isto é, como pretende que o seu produto seja visto? Se ele estiver numa prateleira como quer que ele se destaque? O que é que o nome dele dirá sobre as suas características?

Isto é, se pretende que a sua empresa seja reconhecida a partir do produto em questão este deverá ter uma identidade única e acabará por ficar gravada na mente do consumidor.

 

  1. Planeie o lançamento da ideia do produto desde o início!

Uma vez que a sua pesquisa tenha sido feita, desenvolva uma estratégia com base no que descobriu:

  • Qual é o público que possui potencial para a sua ideia?
  • Quais as plataformas de lançamento mais eficazes para chamar atenção ao mesmo público?
  • Será que a sua ideia de produto teria oscilações de venda dependendo da época do ano?
  • Qual seria a melhor época para o seu lançamento?

 

  1. Crie uma estratégia para o lançamento!

A partir da pesquisa feita nos passos anteriores determine de que forma pretende atrair o público desejado. Pode pensar em estratégias de pré-lançamento e lançamento, isto é, para chamar atenção da audiência antes mesmo do produto ser lançado.

 

  1. E por fim, o lançamento!

Com tudo planeado e esquematizado com os detalhes importante pensados, é a altura de lançar a sua ideia!

No lançamento do seu produto não se concentre em apresentar novas features ou re-engenharia do mesmo. Faça uma demonstração para resolver o problema dos seus clientes. Para um potencial cliente é importante que você demonstre compreender a situação atual e que não quer apenas fazer uma propaganda.



 

Fontes:  https://pt.qoodis.com/index.php/como-lancar-uma-ideia-de-produto-online-com-midias-sociais/

                https://sambatech.com/blog/insights/lancamento-de-produto/