« Voltar ao blog

O impacto da Tecnologia em Marketing.

1 min. leitura
Com o surgir dos vários meios digitais, foi possível que várias empresas aproveitassem as novas técnicas de marketing digital e as novas tendências tecnológicas.

Com o surgir dos vários meios digitais, foi possível que várias empresas aproveitassem as novas técnicas de marketing digital e as novas tendências tecnológicas. Isto criou uma grande oportunidade para estar em contacto direto com o público-alvo, sendo que o acesso a informação se tornou mais fácil para o consumidor, qualquer um tem a possibilidade de pesquisar o que pretende a qualquer momento e a qualquer hora.


Tecnologia e Marketing: a União


A grande maioria das empresas, hoje em dia, encontra-se presente nas redes sociais, o seu foco principal é o cliente, oferendo-lhe a solução que procura, tudo isto enquanto usando estratégias de Analytics para medir o seu desempenho e melhorar a sua experiência iterativamente. O conceito de Analytics é geralmente definida como um campo abrangente e multidimensional que utiliza técnicas matemáticas, estatísticas, de modelação de previsão e machine learning para encontrar padrões e conhecimento significativo em dados.

A tecnologia mudou a forma de como fazer marketing, abriu novos caminhos para novos elementos relacionados com o comportamento do consumidor, a ampla rede de informação dos mesmos, os relacionamentos e vendas, competitividade, entre outros. O consumidor tem agora a possibilidade de compreender mais sobre um produto ou serviço através da informação que consegue angariar a partir de várias pesquisas, acabando por ser influenciado pelo o seu conteúdo relevante e obtendo uma decisão final. Estas relações entre produto-consumidor estão sempre a evoluir e, em termos estratégicos, os resultados de marketing só conseguem ser alcançados ao se considerar a experiência do cliente como um indicador de performance.




O marketing evoluiu imenso no seu conceito, desenvolveu-se numa economia extremamente industrial, onde o foco era apenas o produto, passando por diferentes abordagens, com o aparecimento da tecnologia, as várias marcas não se focam apenas na satisfação do cliente com o produto, mas na satisfação pessoal do consumidor, proporcionando a solução que o cliente procura através de benefícios e experiências que valem a pena de no final serem partilhadas.


Fontes:  https://digipaper.com.br/tecnologia-e-marketing-quais-os-principais-impactos-dessa-uniao/
               http://operacaodemarketing.com.br/2016/12/o-impacto-da-tecnologia-nos-processos-de-marketing/