« Voltar ao blog

Social Media: O Poder das Redes Sociais em Marketing

2 min. leitura
Social Media, ou Redes Sociais, são uma ferramenta essencial para as empresas comunicarem e alcançarem potenciais clientes. Ajudam a exibir o conteúdo para uma comunidade de pessoas interessadas sobre o que cada empresa tem para oferecer.

 Social Media, ou Redes Sociais, são uma ferramenta essencial para as empresas comunicarem e alcançarem potenciais clientes. Ajudam a expôr o conteúdo para uma comunidade de pessoas interessadas sobre o que cada empresa tem para oferecer.

O que é Social Media?

Social Media (Redes Sociais) refere-se ao meio de interação que as pessoas criam entre si em comunidades virtuais onde partilham e/ou trocam informações e ideias.
É um termo coletivo para Websites e aplicações as quais se focam na comunicação, interacção, partilha de conteúdo e colaboração.


Mas porquê Redes Sociais?

Ao longo dos anos as pessoas começam a afastar-se cada vez mais do tradicional e a inserir-se dentro do digital como Facebook, Twitter e Youtube.
Uma das razões pelas quais escolhem estas Redes Sociais como principal fonte de notícias é pelo o fato da sua capacidade de fornecer atualizações em tempo real, globalmente. 


Como usar o poder das Redes Sociais em Marketing?

Primeiro é necessário selecionar uma Rede Social, para fazer essa seleção tem de se pesquisar quais as funcionalidades que melhor se adequam para o estilo de negócio da empresa.
Alguns exemplos de Redes Sociais:

  • Facebook

    É uma das ferramentas mais eficazes para alcançar públicos novos e chamar atenção para os clientes atuais.
    Tem a capacidade de focar em públicos-alvos específicos com base na localização e na demografia para comportamentos e interesses.

  • Instagram

    Todos os dias mais de um milhar de milhão de fotos são liked (gostos). É aqui que a qualidade supera a quantidade. O Instagram é uma plataforma onde as interações de utilizadores com as marcas são maiores do que no Facebook e Twitter.
    Como em todas as Redes Sociais trata-se de manter os seguidores entretidos e envolvidos, por isso, é necessário criar posts com imagens/fotos que inspirem esse público-alvo a fazer parte do estilo de vida que a empresa representa.

  • LinkedIn

    O LinkedIn, comparando com com as plataformas anteriores, é uma rede para profissionais. 
    É uma plataforma para construir um relacionamento com inlfuencers. E fornecer às pessoas soluções para problemas que elas próprias não sabem que têm.


A grande vantagem das Social Media (Redes Sociais) é a forma como proporciona às empresas uma aproximação eficaz do público-alvo de uma forma mais pessoal e direta conhecendo as suas necessidades e dúvidas, facilitando assim, não só a criação de estratégias para melhor divulgação da marca, como também o conhecimento sobre o público que estão a querer chamar a atenção.

Fontes:  https://www.hustlr.com/power-of-social-media/
                https://www.ketchup-marketing.co.uk/a-z-of-marketing/the-power-of-social-media-in-marketing/#