logo

Marketing Specialists

With a dedicated and specialist team in Communication, Marketing, Advertising and Technologies, we provide integrated solutions for your business of Digital Marketing and Information Technologies in order to leverage and improve your operations.

geral@anm-consulting.com
comercial@anm-consulting.com

Centro Empresarial de Vilar do Pinheiro

Rua José Régio, 331, A
Estrada Nacional 13

4485-860, Maia – Porto, Portugal


Tlf: +351 227 661 776

Tlm: +44 (0)7 543 861 865

logo (LISBON) +351 968 098 071 (OPORTO) +351 910 058 297  |  +44 (0)7 543 861 865 logo hello@anm-consulting.com

logo

logo

Dicas Para Uma Boa Campanha Digital

ANMConsulting > Digital Marketing  > Dicas Para Uma Boa Campanha Digital

Dicas Para Uma Boa Campanha Digital

É verdade que, dizer hoje em dia que vivemos numa era digital, se torna cada vez mais ‘obsoleto’, pela razão em si explicitamente dita. Contudo, também não é menos verdade dizer que cada vez mais as empresas recorrem a estratégias digitais para a promoção do seu negócio, serviços, eventos ou produtos.

 

A razão pela qual a abordagem digital se torna cada vez mais uma realidade em todas as empresas, certamente não terá nada a ver com o prestígio da tecnologia em si. Quer dizer, em parte sim, ou em parte, foi já o tempo em que referenciar algo tecnológico associado à empresa era sim uma mais valia, apenas porque.

 

A razão então pela qual hoje em dia o mundo digital é cada vez mais uma realidade presente nas empresas, prende-se simplesmente com o facto de os seus clientes, o seu público alvo, utilizarem os respetivos canais digitais diária e rotineiramente, sendo cada vez mais parte integrante das suas vidas diárias.

 

No mundo social, as redes sociais digitais são utilizadas pelos utilizadores de forma a registar, informar, brincar e organizar eventos das suas vidas, claro é, do mundo real. Num mundo mais prático e utilitário, o uso dos motores de busca como o Google, são usados para procurar um determinado serviço, uma informação, ou até mesmo comparar online um produto visto em loja – estes são alguns exemplos do tráfego por parte dos utilizadores neste novo mundo digital.

 

Deste modo, a utilização dos canais e plataformas digitais por parte das empresas, é cada vez menos uma referência de destaque, e cada vez mais uma necessidade vital ao negócio. O criar toda uma plataforma e rede de canais para promover, expor e partilhar uma informação, bem como, no lado mais relacional com o público, criar uma linha de seguidores e trabalhar aspetos mais humanos, como a empatia, a animação e a sensibilização.

 

Contudo, como a prova da importância de uma organização atuar online é importante, o saber atuar online é mais do que um critério de qualidade e distinção. Principalmente porque, o trabalhar online, hoje, é mais uma realidade do que um fator de referência (leia-se que empresa que não esteja, deva estar), e por isso mesmo, o saber trabalhar online é o que diferenciará na distinção do seu negócio com a sua concorrência, ou na promoção do mesmo.

 

 

Partilhamos então algumas dicas hoje, referentes a campanhas de marketing digitais.

 

Falar com o cliente apenas uma vez, não pode nunca ser uma abordagem a seguir. Independentemente se essa abordagem tiver sido presencial, via telefone, online, ou de outro modo qualquer. É nossa obrigação, tentarmos relacionarmo-nos com o cliente, e deste modo, mostrar que estamos lá sempre que ele precisar, seja hoje ou amanhã.

 

Ponto Um: como conseguir contactos para alavancar o negócio?

 

Em primeiro lugar, nem pense em comprar bases de dados. Além de serem ilegais em Portugal, arrisca-se a estragar não só a reputação do seu domínio, como da Marca, enviando campanhas totalmente aleatórias a um público alvo que não se encaixa nem um bocado no segmento das mesmas.

 

Ponto Dois: O que fazer então?

 

Como dito em cima, seja pela via presencial ou online, é também possível a criação de formulários de registo, seja na forma de campanhas, pop-ups, concursos, ou outro motivo criativo, que o ajudarão a construir uma base de dados eficaz e de qualidade. Melhor ainda, quando o cliente receber a sua Newsletter, vai-se lembrar daquele tratamento ótimo que recebeu presencialmente, ou da boa navegação online que o seu site o proporcionou. A partir daí, é tudo à base de conteúdo, estratégia, relacionamento e oportunidade.

 

Ponto Três: O que não deve fazer?

 

A não sensibilização para assuntos e dicas como estas, faz com que, por exemplo, em diversos clientes que trabalhamos com, em que tenham já um período de vida bastante decente, seja de 3 ou 5 anos ou mais, não tenham uma base de dados sequer que possam trabalhar. O nosso primeiro ponto de partida é ‘platiformizar’ a abordagem, de forma a registar os clientes e potenciais clientes. Deste modo, informação é um ativo. Aconteceu-nos já, diversas vezes claro está, em que, ao pegar nos poucos contactos que o cliente dispunha para os ajudarmos nas suas abordagens de marketing e aumentar as vendas, convertêssemos antigos clientes de vários anos. E isto sem ter havido uma abordagem contínua para o efeito. Desse modo, a conversão seria forçosamente maior. Portanto, nunca desvalorize o cliente, tendo ou não tendo comprado.

 

Ponto Quatro: Segmentação

 

Procure sempre segmentar as bases de dados dos seus clientes. Por exemplo, se vende para homem e mulher, e se o produto é específico para cada género, obviamente que não é conveniente enviar um produto masculino a uma mulher, e vice-versa. Se, entretanto, a pessoa em questão necessitar do produto do sexo oposto, seja para oferta ou por outro motivo qualquer, então, quando ‘saltar’ para o site poderá escolher as especificidades que deseja, contudo, deste modo garantiu precisão no envio das campanhas, conservação do seu domínio no que diz respeito à reputação do mesmo, e uma melhor abordagem na promoção do nome da sua empresa.

 

Ponto Cinco: Cleansing

 

Procure sempre remover, ou categorizar os contactos em que, as campanhas não foram entregues ou houve alguma indicação de remoção de subscrição. Este ponto é de todo importante como o anterior, sob as mesmas consequências.

 

Estas são algumas dicas relativas às campanhas de marketing digital e também, na sensibilização para a importância do não só ‘se estar online’, mas saber ‘trabalhar online’, de forma eficiente para se distinguir da sua concorrência, e para garantir a eficácia das suas operações de comunicação de marketing junto do seu público alvo.